Marca Mega

O que fazer com
tendências?

 

As tendências estão no mercado ganhando força a cada dia. São ótimas possibilidades para quem deseja novas formas de ações para o marketing empresarial ou ações de curto prazo. Nosso CEO, Beto Harger, explica como acontece esse surgimento e como saber se sua empresa pode aderir às tendências, em uma conversa realizada com a Faculdade Católica de Santa Catarina.


Mas para falar de tendências é necessário compreendê-las e saber de onde surgem, além de saber como utilizá-las para o seu negócio.


Existem três tipos de tendências:

1. A que chega pelo comportamento cotidiano de uma sociedade e que impacta micros e macros regiões.

2. A que vêm pela imposição de uma linha de raciocínio de um grupo social ou econômico, capaz de induzir um comportamento de mercado.

3. A que surge pelos memes que viralizam em períodos isolados e de curto prazo.


Cada opção tem um momento e um impacto diferente para as empresas e com isso é preciso saber se realmente vale a pena apostar nessas ideias para o seu negócio. Então, a pergunta é “O que fazer com as tendências?”.


Para saber isso, é preciso avaliar alguns pontos e entendê-los: 

Preocupações: Valerá a pena o seu negócio entrar com uma tendência seja ela nova ou que já esteja em andamento?

Essência empresarial: Quem é a sua empresa de verdade? O que torna ela única perante todo o mercado?

Público: Quem é sua persona extrema e quais as dores que ela tem?

Consumo: Como é a jornada de consumo desta persona que você quer alcançar?


Todas essas questões nos levam a pensar em outro fator, o comportamento empresarial. Sua empresa cria tendências ou apenas segue as tendências do momento? Quando se faz essa pergunta, deve-se analisar as quatro opções de comportamentos empresariais:


- As que fazem / impõe (TrendSetter);

- As que percebem rápido e utilizam mais cedo que as demais (Early Adopters);

- As que esperam a tendência "pegar" e demoram para "surfar a onda";

- Retardatários: que não se posicionam a favor desta moda ou que mudarão apenas por imposição.


Tendência aceleradas em 2020


2020 foi um ano de testar novas possibilidades e ferramentas em decorrência do coronavírus e com isso, ficamos cada vez mais suscetíveis a entender que todo mundo, desde pessoas e marcas, estão em processo de adaptação. Neste momento é necessário entender cada dia mais que tipo de público sua empresa almeja alcançar e quais tendências deve seguir.


O “novo normal” veio para ficar e mudar as rotinas empresariais. As tendências ganham forças dentro dos negócios e as empresas passam a se acostumar com uma nova maneira de interação com os clientes. A internet foi uma forte fonte de tendência neste meio de adaptações. Mesmo muito conhecida e utilizada, ela passou a ser 100% necessária nos últimos meses. A experiência omnichannel de consumo também passou a ser mais explorada pelas empresas neste ano.


Como iniciar no mundo das tendências


Não existe receita mágica para dar o início no mundo das tendências, basta observar o cenário atual e estudar onde você pretende levar a sua empresa. Assim, você pode dar o passo inicial para engajar as tendências dentro de seu negócio e explorar novos meios do marketing empresarial.


"Se você for realmente relevante para o público, eles prestarão atenção em você." 

Martha Gabriel, escritora.


Se você busca um novo método de marketing empresarial, saiba mais sobre nosso método de sprint criativo. Fale conosco.



Gostou de nosso conteúdo? Venha conhecer a Mega Experiência e saber mais sobre o nosso método Sprint Criativo. Entre em contato conosco pelo botão do WhatsApp em nosso site: www.megaexperiencia.com.br

Endereço Rua Silva Jardim 169, Glória
Joinville - SC - 89.216-210 - Brasil

Address 150 King Street, Peterborough, ON,
K9J2R9 - 2nd Floor, Studio East

EMail contato@megaexperiencia.com.br

EMail contact@megaexperience.ca

Manda um Whats +55 47-999284503

CALL US 1-705-243-6989

Por qual desafio sua empresa
está passando?