Marca Mega

Os hobbies que podem transformar sua carreira

 

Chega de perder horas na frente do Netflix, quando poderia estar sendo produtivo com o seu tempo. 


As pessoas buscam e perguntam qual a receita secreta para ter um hobby produtivo e que, ao mesmo tempo, forneça o descanso mental necessário após um longo dia de trabalho. E se você soubesse que existem hobbies que promovem o desenvolvimento pessoal auxiliando na produtividade e na sua carreira?


Estudos apontam que ter um hobby que explore as diferentes inteligências existentes (motora, linguística, musical…) acelera a capacidade de raciocínio e aumenta a produtividade no ambiente de trabalho.


Nenhuma dessas atividades se restringem a uma única habilidade e você também não precisa se limitar a uma só. Teste qual se encaixa na sua rotina, mude e experimente coisas novas sempre que possível. Esteja aberto para novas oportunidades!


1- Cozinhe

Todo processo de cozinhar uma refeição é um relaxamento e tanto para muitos. Afinal, há toda uma ciência por trás dos alimentos. Comer corretamente e utilizar os ingredientes com propriedades estimulantes para o funcionamento do corpo libera oxitocina e serotonina, conhecidos como os hormônios da felicidade.

Seguir medidas, testar combinações e preparar os alimentos é o tipo de hobby que além de estimular o cérebro também é muito útil. Assim você descansa e, de sobra, ainda garante uma refeição fresquinha.


2- Envolva música

Esse é um tema generalizado sim. Aqui entram todos os hobbies que envolvem as habilidades musicais seja: dançar, tocar algum instrumento, ouvir o álbum do seu artista favorito. A música é uma das poucas atividades que trabalha os dois lados do cérebro simultaneamente. Existem tantos benefícios relacionados, mas aqui vale ressaltar os principais: aumenta a concentração, diminui a ansiedade, acaba com aquele mau humor e regula o sono. Tudo isso produzindo dopamina, neurotransmissor que ativa as sensações captadas pelo cérebro.


3- Bullet journal

Cansado de esquecer compromissos e se perder nas atividades a serem cumpridas?

Esse é um hobby para os que amam atividade manual e organização. Ryder Carroll é um austríaco que conseguiu combinar planner, diário e agenda de tarefas em um só, o chamado bullet journal, ou “bujo” para os íntimos.

O método consiste em rapid logging, usando apenas um caderno pontilhado e uma caneta; com isso você cria a sua própria agenda, anotando compromissos, tarefas, consultas, exercícios e tudo o que puder imaginar. Com ele você tem uma visão semanal, mensal e anual de seus projetos. Para os que planejam investir, ampliar, ou realizar uma mudança no campo profissional, essa é uma das melhores maneiras de se manter organizado e focado num objetivo, ou seja, colocar no papel a tática de anotar para não esquecer.


Para os interessados em artes manuais, sugerimos fazer uma pesquisa rápida no Pinterest e se apaixonar completamente pelo método.


Curiosidade:

Bullet = tópicos

Journal = Diário

Na tradução = um diário em tópicos


4- Ler

Pode parecer clichê, mas é uma das atividades mais relevantes desta lista. Ler ajuda a se manter atualizado, a estimular o pensamento lógico, a estimular o senso crítico e a aumentar as conexões neurais. O hábito de leitura constante expande o vocabulário e ajuda a desenvolver a contação de histórias. Parece brincadeira de criança mas, na hora de uma reunião importante ou de defender uma ideia, uma boa articulação é a chave do sucesso. 


5- Bonsai

A arte milenar consiste no cultivo de árvores em miniatura e em recriar cenas de ambientes ao ar livre dentro de um espaço limitado. O bonsai permite um contato com a natureza, em meio ao estresse da rotina. 

A atividade exige criatividade e disciplina no cuidado com a planta, pois o bonsai é construído com o tempo e necessita de atenção constante para crescer. O hobby traz como benefícios o relaxamento e a concentração, ajudando a observar o todo e a direcionar o futuro. Já que cada poda não surte efeito imediato, mas a longo prazo. 

Assim como na carreira profissional, tudo o que é semeado com calma e de forma planejada, com a devida atenção e cuidado irá gerar frutos no futuro. 


Dica bônus: Faça amigos!

Interaja, saia, converse com as pessoas. Além de fazer amizades, nunca se sabe quando uma oportunidade de networking pode aparecer, não é mesmo? Happy hour, churrasco e pequenas chances de interação social alegram a vida e vêm a calhar no ambiente de trabalho quando menos se espera.


E daí, o que achou das nossas dicas? Qual se identifica mais com você? Além das que citamos aqui, existem inúmeras alternativas. Mas lembre-se: o mais importante é escolher a que se molda mais aos seus objetivos, colocar a mão na massa e aproveitar.